terça-feira, 13 de maio de 2008

Número de bolsas no Bom Jesus/Ielusc é instisfatório

Por Débora Kellner

Os alunos do ensino superior do Bom Jesus/Ielusc reclamam da quantidade de bolsas de estudo. A faculdade oferece recursos para os alunos com carência financeira, como estágios na Revista Eletrônica do curso de Jornalismo (REVI) e na Agência Experimental de Publicidade (AEP), bolsas de pesquisa e repassa o auxílio dos governos estadual e federal do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do artigo 170.

Com quase 1000 matriculados no ensino superior, as chances de ser privilegiado com uma bolsa ou estágio são pequenas. Apenas 28 alunos da instituição receberão bolsas do artigo 170 no primeiro semestre de 2008. O índice baixo está relacionado com o porte da faculdade. E somente 6 alunos estão estagiando na Revi.
A estudante de Jornalismo Priscila Carvalho, 17 anos, foi contemplada com a bolsa do artigo 170 nos dois primeiros semestres do curso, mas no terceiro não foi aprovada. Priscila enfrenta agora dificuldade para pagar o curso. “Os passes de ônibus aumentaram e preciso me deslocar até aqui. Tenho outras despesas e precisei recorrer ao artigo 170, mas este semestre não consegui”. Como a bolsa não cobre as despesas do curso inteiro, é necessário passar por uma seleção todos os semestres. O valor do auxílio varia de 50% a 100% das mensalidades.

O ProUni beneficia estudantes com bolsas integrais e parciais. Para obtê-las, o processo acontece antes de entrar na universidade. O aluno precisa tirar uma boa nota no Enem, comprovar renda baixa e depois da matrícula passa por uma entrevista na faculdade para saber a porcentagem de sua bolsa.

Ariele Cardoso, 19 anos, cursa jornalismo e passou por todos esses processos. Tem bolsa integral do ProUni . A faculdade oferece bolsas remanescentes do ProUni quando há desistências ou transferências.

Os estágios são oferecidos pelo Bom Jesus/Ielusc para alunos de todos os cursos. Para estagiar na Revi, por exemplo, o estudante também passa por um processo seletivo onde tem que mostrar habilidades jornalísticas e por uma entrevista individual. A estágiaria Luiza Martin não foi selecionada na Revi de primeira. Desde o primeiro semestre do curso vinha tentando um estágio ou bolsa para ajudar a custear a faculdade. Neste semestre conseguiu entrar na Revi, mas critica o Bom Jesus/Ielusc por poucas bolsas. “Desde o primeiro dia de aula eu fui atrás das bolsas, e fracassei em todas as tentativas. Além da quantidade de bolsas ser pequena para a quantidade de alunos aqui na faculdade, o benefício é mal divulgado. As informações sobre bolsas são muito restritas, dependem muito mais do interesse do aluno do que da instituição”.

A divulgação dos programas de bolsas na faculdade é feita pela internet e por cartazes na instituição.

Governo prevê mudanças

De acordo com os planos do governo brasileiro, os alunos que estão no primeiro semestre podem ficar despreocupados: até 2010, o Plano Nacional de Educação deve oferecer mais 400 mil bolsas apenas para o ProUni. A intenção é aumentar o baixo índice de cobertura 12% para 30% de jovens entre 18 a 24 anos nas universidades.

Dados de 2006 apontam que dos 3,46 milhões, 30,1% pagam a faculdade com ajuda de bolsa, 8% com financiamento reembonsável e 4,2% são matriculados pelo ProUni. O governo conta também com o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), para atingir as classes C e D.

Nenhum comentário: