quarta-feira, 14 de maio de 2008

Prêmio Exit/Ielusc deixa participantes insatisfeitos


Categoria campanha não é premiada e alunos justificam baixo desempenho.

Fabiane Lima Ribeiro


Nenhum dos seis projetos inscritos na categoria campanha do Prêmio Exit/Ielusc foi premiado e a contemplação que daria uma vaga de estágio na agência Exit por um mês, o Grand Prix, não se realizou. A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira, 9 de maio, no anfiteatro do hotel Tannenhof. Os alunos que participaram do evento não saíram satisfeitos. A decisão do júri de não premiar a categoria teria sido em função das notas baixas dadas aos projetos. A comissão julgadora foi composta por publicitários da agência e por dois professores do curso de publicidade e propaganda do Bom Jesus/Ielusc.

Não houve nenhum trabalho na categoria com nota superior a 7,0. A opinião dos alunos participantes é consensual. Eles acreditam que o principal problema foi os projetos terem sido executados em cima da hora. Alguns alegam que o motivo teria sido o atraso na divulgação tanto do evento quanto do briefing de informações. O prazo apertado e a falta de informações teriam dificultado a criação e o desenvolvimento das peças.

Deimes Oliveira, aluno do 3º semestre e vencedor do 1º lugar na categoria anúncio de revista acredita que “faltou divulgação, foi bem desorganizado, deixaram para divulgar o prêmio bem em cima da hora. A maioria ficou sabendo uma semana antes do prazo para entregar o projeto”.O aluno admite que seu próprio trabalho foi executado com atraso “Eu mesmo produzi a minha peça na terça que antecedeu o prêmio. Com mais tempo teria sido mais bem desenvolvido. Mas acho que faltou o pessoal se interessar mais também”.

Leonardo Renato Vicente e Sérgio Dirceu da Costa Júnior, ambos do 3º semestre, venceram a categoria outdoor e concordam que a divulgação deixou a desejar. Leonardo afirma que “deram ênfase apenas na divulgação das palestras (do Eppa)”. Sérgio acredita que o tema da campanha.“Aposte nos novos publicitários.” e as informações contidas no briefing também não ajudaram. “Foi muito abrangente e o briefing não conseguiu passar a idéia”.

Os alunos responsáveis pela organização do Prêmio Exit negam que o motivo teria sido o atraso na divulgação. Gustavo Xavier da Silva, do sétimo semestre, afirma que o briefing foi divulgado com um mês de antecedência. “Isso ocorreu no ano passado, mas neste ano nossa primeira preocupação foi divulgar o briefing um mês antes para não dar margem para esse tipo de desculpa. O que comprometeu foi a produção em cima da hora”. Bruna Gregório, também do sétimo semestre, diz que apesar de ter ocorrido certo atraso na divulgação dos cartazes dentro do Ielusc (estes foram espalhados pela instituição uma semana antes do evento), as informações sobre regulamento e tema estavam disponíveis para os alunos. “Estava tudo no site”.

Bruno Cassan e Mariê Balbino, do 5º semestre e participantes nas categorias anúncio de revista e campanha respectivamente, afirmam que essa é uma oportunidade para a instituição criticar e repreender o desempenho acadêmico dos participantes, já que segundo Mariê. “quem participou deixou pra fazer em cima da hora, e isso só mostra o desinteresse dos alunos de publicidade e propaganda”. Bruno acredita que a decisão acabou por denegrir a imagem da instituição. “Ficou feio para a faculdade, esse ano o prêmio foi aberto ao público e isso só mostrou uma imagem negativa dos alunos”.

Nenhum comentário: