terça-feira, 27 de maio de 2008

Começa a Pesquisa de Orçamento Familiar

Em Joinville serão pouco mais de 300 famílias pesquisadas


Por Ronaldo Santos



Iniciou no último dia 19, em todo o país, a coleta de dados para a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF). O consumo e as despesas das famílias são o foco da análise. Entre os objetivos da coleta estão a obtenção de informações sobre a estrutura de orçamentos, estado nutricional e condições de vida das famílias brasileiras. Neste ano, pela primeira vez, as coletas de dados sobre consumo de alimentos serão feitas individualmente, com cada integrante das famílias. A pesquisa é promovida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com apoio do Banco Mundial, e realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados serão divulgados em abril de 2009.


A pesquisa será por amostragem. Em todo o Brasil, os 750 pesquisadores visitarão 65 mil domicílios. Em Joinville, são pouco mais de 300 residências. A escolha das famílias é baseada nos dados do censo de 2000. Previamente elas recebem uma carta do IBGE detalhando como será feita a pesquisa e só depois o agente de pesquisa visita a residência. Para a coleta de dados, a cidade é dividada em setores. Cada setor é constituído por 13 residências. A cada três famílias, uma é escolhida para receber uma caderneta na qual, durante nove dias, serão reportados rendimento, gastos com alimentação, luz, telefone, energia e hábitos nutricionais.


A pesquisa recolhe dados sobre hábitos de consumo e condições de vida das famílias brasileiras. As estatísticas servirão também de parâmetro na metodologia de cálculo da inflação e planejamento de ações dos governos nas áreas de saúde, habitação e educação. A POF é realizada a cada cinco anos. Em 2008, convênios com o Banco Mundial no valor de R$ 23 milhões respondem por 43% do custo total do levantamento. O restante é bancado pelo próprio IBGE. O Banco Mundial utiliza os dados em estatísticas internacionais.

Nenhum comentário: