quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dois Caminhos lota Teatro Juarez Machado




Por Débora Kellner

O Teatro Juarez Machado ficou pequeno para o espetáculo “Dois Caminhos” dos coreógrafos Sérgio Lobato, Gustavo Côrtes e Petrônio Ferreira, dia 27, em Joinville. Os ingressos comprados na hora do evento esgotaram-se rapidamente. Cerca de 400 pessoas foram prestigiar as coreografias ensaiadas durante três semanas. Os bailarinos da escola do Teatro Bolshoi no Brasil e Cia Jovem ETBB encantaram o público com a Dança Popular Brasileira e o Neoclássico.



O professor e ensaísta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sérgio Lobato, trouxe a coreografia neoclássica “Improviso”, uma miscigenação de dança clássica e contemporânea. Gustavo Côrtes trouxe de Minas Gerais o folclórico e a dança popular. Para deixar clara essa mistura, Côrtes tirou as sapatilhas dos alunos que dançaram grande parte do espetáculo descalços.



Os bailarinos do Bolshoi ficaram surpresos com as novidades da escola nos ensaios, mas aprovaram as mudanças. Tomas Quaresma, 20 anos, é nordestino e afirma que essa mistura é importante para a cultura brasileira. “São novidades muito bacanas, uma junção com a dança contemporânea, uma apresentação diferente. Eu fiquei feliz de ver xaxado e muito xote no palco”.



A bailarina Rafaela Naesri, 16 anos, não havia dançado outro estilo além do balé clássico. Ela explica que pretende mudar para a dança contemporânea: “Essa inovação que vivenciamos hoje mudou meu jeito de pensar. Agora pretendo experimentar outros estilos para aprender de tudo um pouco e depois me encaixar no contemporâneo”.



O estudante Thiago Baur, 20 anos, se surpreendeu com o diferencial deste espetáculo. “É a primeira vez que assisto os bailarinos do Bolshoi, e nunca os imaginei dançando descalços, desde balé clássico até dança nordestina”.



O espetáculo “Dois caminhos” foi apresentação única. A escola do Bolshoi optou por não repetir as coreografias para que o público vá ao teatro para prestigiar a dança.



As fotos do evento podem ser conferidas no site http://www.escolabolshoi.com.br/

Nenhum comentário: