terça-feira, 25 de março de 2008

Sessões da Câmara de vereadores não resolvem nada.



Fotos e texto Janine Bastos /Rodrigo Silveira

"Essa sessão é um palanque. Os vereadores e representantes da sociedade têm a voz, mas nada é feito", lamenta o vereador Adilson Mariano. 38 anos, do PT, criticando a sessão itinerante da câmara de vereadores realizada no bairro Jarivatuba nessa terça-feira. No ano eleitoral a iniciativa passa a ter destaque: estavam presentes 12 vereadores e o deputado estadual Darci de Mattos (DEM).
A reunião foi aberta às 19h pela vereadora Dalila Leal. 59 anos, do PSL, e pela secretária Carmelina Barjona. 56 anos. do PP. A Comunidade fez reivindicações e apelos nas áreas de: segurança, educação, saúde e infra-estrutura.
O presidente do Conselho Local de Saúde Nelson de Souza, alegou que o posto que atende a região precisa ser ampliado. "São 30 mil famílias cadastradas. Precisamos da ampliação da sala de prontuários", reclamou. A diretora da escola, Carmem Célia Batista entregou um ofício ao presidente da câmara Fabio Dalonso. 35 anos, do PSDB, solicitando policiamento na entrada e saída das aulas para a segurança dos alunos. "Ocorrem muitas brigas, principalmente a noite", justificou.
Sérgio Luiz Vicente, representando os moradores da Rua Jarivatuba, (Chaminé) pediu o asfaltamento da via. "Estamos insatisfeitos com a lama e o pó não são asfaltadas 73% das ruas na região", destacou. Precisamos garantir a seguranças dos alunos e dos professores" alegou a diretora.
Ademir Machado. secretário da regional disse que a secretaria atende os bairros Jarivatuba, Adhemar Garcia, Fátima e João Costa então pediu a compreensão de todos, lembrando que estão previstas várias obras de em breve o bairro Jarivatuba vai ganhar uma escola.

Na sessão cada partido foi representado por um vereador. não ocorreu réplica. "É como se a população acreditasse que tudo que ela solicita nós iremos resolver. Eles não entendem a função do vereador. Asfalto, construção não é papel do poder legislativo", argumenta o vereador Sargento Eduardo. 39 anos (DEM). Carmelina Barjona. 56 anos (PP) disse que, "Precisamos de mais segurança no trânsito e devem ser treinados alunos-guias", solicitando para a diretora presente.
O auditório da Escola Municipal João de Oliveira do bairro Jarivatuba estava lotado. Com cerca de 80 moradores, pois o bairro não dispõe de um espaço para a Associação de moradores. O objetivo da sessão é ouvir a comunidade. "Vocês não podem esperar que a câmara vá até vocês. Mas também devem ir a nossa casa para cobrar seus direitos". comenta a vereadora Tânia Eberhardt. 56 anos. do PMDB. As sessões tem duração de uma hora podendo ser prolongada conforme os pedidos da comunidade. A próxima sessão itinerante será realizada no bairro Itaum no dia 29 de abril.


"Estamos aqui nessa Sessão Itinerante para cobrar nossos direitos”. disse José Roberto Reztelaff. 46 anos. carteiro em Joinvile há 25 anos. Ele exige a construção de uma escola no bairro Adhemar Garcia. Veio acompanhado de sua esposa Rosemir Bastos Reztelaff, 44 anos. dona de casa e seu filho Jose Roberto Reztelaff Junior, 11 anos. Foi a primeira vez que participaram de uma sessão itinerante. “Gostariamos de ver os políticos agindo em nosso bairro e não somente falando. Viemos com nossa faixa e protesto na esperança que nossas reclamações sejam atendidas” afirma.
Primeira Foto: Comunidade na Sessão Itinerante e faixas de protesto.
Segunda Foto: Vereador Adilson Mariano do PT
Terceira Foto: O morador do bairro Adhemar Garcia José Roberto Reztelaff e sua esposa Rosemir Bastos Reztelaff

Nenhum comentário: