quarta-feira, 26 de março de 2008

Espaço dinâmico e acolhedor para a biblioteca Castro Alves


Por Jacqueline Vasconcellos



Maria da Luz Hack Machado, 47 anos, que trabalha há 10 anos na biblioteca Castro Alves, declarou com exclusividade ao jornal Sino sobre a reforma interna realizada no mês de janeiro desse ano. A obra durou 15 dias e permitiu otimizar melhor o ambiente com a criação de uma sala de estudos individual, sala pequena para vídeo, corredor espaçoso e melhor distribuição das estantes que permitiu o acréscimo de mais quatro delas. A unidade central de 420m² ganhou ainda um espaço mais ventilado lá no fundo do corredor com a derrubada de uma parede. Maria afirmou que “os alunos e professores já notaram a diferença e têm elogiado bastante”. Os alunos conseguem circular com maior facilidade entre as estantes e a sala para estudos, mais reservada, permite momentos de leitura e trabalho para o uso de notebook, inclusive.

Daniela de Jesus do Canto, 20 anos, cursa o 5º semestre de Jornalismo e comentou: “a reforma da biblioteca ficou boa, mais acessível, mais ampla.” O ambiente, mais atraente e acolhedor, permitiu vir com mais freqüência na busca de livros sobre música popular brasileira que é sua maior paixão.

O acervo da unidade central possui 15 mil títulos e as novas aquisições estão expostas logo na entrada da biblioteca. Os professores sugerem novos títulos a cada semestre e, à medida que vão chegando, imediatamente são catalogados e inseridos no banco de dados disponível na internet. Todas as unidades da Biblioteca Castro Alves são interligadas – unidade central, unidade Saguaçu I e III — e o usuário poderá retirar os livros de seu interesse em qualquer uma das unidades.

O professor dos cursos de Publicidade e Jornalismo, Gleber Pieniz, 34 anos, comentou que “esta é a primeira vez que estou sentado próximo ao local que tem acesso a uma boa ventilação”. Acho ótimo porque o “acervo precisa respirar”! Ao falar da nova disposição, o professor considerou que o espaço de trabalho melhorou muito. “Até mesmo visualizar alunos e colegas que estão trabalhando”, complementa. Outro aspecto relevante é que o ambiente mais espaçoso, com mais prateleiras sinaliza que o “acervo está crescendo”. E conclui dizendo: “parte dos títulos novos técnicos e literários têm minha contribuição!”



Foto 1: Maria, coordenadora da Biblioteca Castro Alves.
Foto 2: Profº Gleber e as novas aquisições.
Crédito: Jenifer Martins

Nenhum comentário: