quarta-feira, 26 de março de 2008

Bombeiros voluntários: "Prevenir é melhor que remediar"

Por Cesar Augusto

Fotos de Gisele Krama


A elaboração de cartilhas e campanhas de prevenção serão os grandes investimentos do Corpo de Bombeiro Voluntário de Joinville em 2008. A medida é por causa dos grandes índices de ocorrências, principalmente, de pré-hospitalares, que atingiram cerca de 23 chamados ao dia, em 2007, a maior parte, envolveram motocicletas.

Há muito tempo se discuti medidas para diminuir os números de acidentes no trânsito de Joinville, e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville prepara ações educativas, a fim de reduzir seus atendimentos e contribuir para abaixar essas estatísticas.

A corporação centenária estará investindo em campanhas educativas de prevenção de acidentes, que segundo o coordenador dos bombeiros, Odair Candido, 34 anos, complementaram o conhecimento da população sobre os perigos e os meios de evitar essas ocorrências.

“A população está bem consciente dos riscos, hoje em dia, mas se ganha muito em cima da prevenção” comenta o coordenador. Ainda de acordo com Candido, os altos índices de ocorrência com motocicletas, dão-se “pelo grande aumento de veículos e das imprudências ocorridas nas ruas, por partes dos condutores”, e esses casos ocorrem com maiores freqüencias entre os dias 1° e 10 de cada mês, "devido a grande movimentação de funcionários, para irem a bancos, efetuarem saques e pagamentos de contas".

Odair está na corporação há 20 anos, e afirma que mesmo com tanta prevenção, ocorrem chamados graves, para isso, “o socorristas tem que estar bem preparado”. Perguntado sobre as ocorrências que mais o comoveram, ele foi realista, e disse que “toda ocorrência que oferece o risco de vida, quando interferida por um bombeiro, fazendo com que aquela pessoa sobreviva, tem que ser reconhecida”.

Para ajudar nos atendimentos, o Corpo de Bombeiro estará formando mais um grupo de bombeiros. Cerca de 35 pessoas estarão sendo treinadas para atuar nas áreas de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento em altura e aquático, entre outras funções.
Outra aposta dos bombeiros é na educação de crianças e jovens, com idade de 12 a 18 anos. Atualmente, a instituição tem mais de 120 crianças inscritas no Programa Bombeiros Mirins, que são divididos em cinco partes, que varia no grau de aprendizado de conhecimentos das áreas bomberis.


Dados:


Em janeiro de 2007, foram registrados 879 chamados - entre incêndios, extraordinários e pré-hospitalar, média de 27 atendimentos ao dia . No mesmo mês em 2008, o número de chamados aumentou cerca de 3,5%, registrando 910 ocorrências, média de 29 ocorrências diárias.


A Corporação é comandada pelo comandante operacional Heitor Ribeiro Filho, e possuí uma frota de 45 veículos, sendo que cinco são ambulâncias e estão destinadas ao atendimento de primeiros socorros básicos à população, e dez unidades (uma central, uma operacional e oito posto em bairros).


Na sua sede central, existe o Museu Nacional do Bombeiro. No salão estão documentados toda a origem do Corpo de Bombeiro Voluntário de Joinville, que teve sua fundação no dia 13 de julho de 1892, e atualmente, é a capital catarinense da categoria.


Disque emergência 193: Como usar?


As dicas do Corpo de Bombeiro em casos de emergências é sempre manter a calma, assim, você terá o controle da situação, e poderá observar o que realmente está acontecendo. Após isso, telefone para o número 193 e informe:



  • Seu nome, idade e telefone;

  • O que aconteceu?

  • Em caso de acidente informe o número de vítimas, veículos e se eles oferecem algum risco (incêndio, explosão, trasnporte de produtos perigosos, etc), ou em incêndio, em que tipo de estabelecimento? Se há informação de vítimas e etc;

  • Local, com um ponto de referência;

  • Aguarde no local, mas em uma área segura, e sempre atente a segurança dos demais;

  • E siga as orientações passadas pelo atendente dos bombeiros;

Nenhum comentário: