terça-feira, 25 de março de 2008

Cantina Saudável




Por Zelir da Costa


A cantina do bom Jesus Ielusc conta com a possibilidade de ser implantado um projeto que a nutricionista e coordenadora do curso de nutrição Márcia Schneider, que, junto a dona do estabelecimento Maria Nascimento Morais, quer desenvolver. Segundo a proprietária, a professora responsável pelo projeto, ainda não discutiu com ela sobre o assunto, mas relata estar curiosa para saber o que é. Maria tem 47 anos e é proprietária da cantina há mais de 7 anos. Ela diz preocupar-se com a qualidade da comida vendida na instituição. Atualmente ela conta com 3 funcionários. Eles dividem os horários em dois turnos, começando ás sete horas da manhã até ás 22 horas.

A preocupação com a qualidade dos alimentos, segundo Maria, começa com o uso da touca, do avental e das mãos bem lavadas na hora do preparo do alimento. A empressária contou com orientações do serviço de Vigilância Sanitária para poder trabalhar. A preocupação é tanta que, na maioria das vezes, ela mesmo prepara os alimentos para ficar mais tranqüila, relata..

O cardápio conta com a criatividade da proprietária e sugestões do público. As estações do ano são fatores importantes na decisão do cardápio. No inverno ela relata procurar fazer comidas mais calóricas, como chocolate quente, sopas e cachorro quente. No verão costuma fazer saladas de frutas e sanduíches naturais. Para as outras estações sempre tem pastel assado e frito, bananada, pão de batata e de queijo, esfirras, misto quente e frio, rolinho de pizza e outros tipos de lanche. Os campeões de vendas são o pão de queijo e o croissant. Para beber, costuma ter refrigerantes, mas também suco natural e de caixinha, afirma a proprietária.

Maria Aparecida também se preocupa com o espaço físico, mas no momento ela diz não dispor de recursos financeiros para melhorar o ambiente. Por essa razão, segundo ela, superara na qualidade dos alimentos. “Não há muitas reclamações sobre o lanche. Algumas vezes reclamam do preço”, ressalta.

A aluna do curso de jornalismo Susana Pedroso, está satisfeita com a alimentação oferecida na cantina. Ela diz que tem várias opções de alimentos saudáveis. “Só acho o preço muito alto e o espaço pequeno para tanta gente na hora do intervalo”afirma. A opinião de Susana foi compartilhada por Roelton Maciel, estudante de jornalismo do sétimo período: “o preço é alto mas a qualidade é boa”, declara.

Apesar de não receber orientação de um nutricionista, Maria diz que seus alimentos são saudáveis. “Eu mesma compro os ingredientes e procuro fazer um alimento saudável e reforçado. Trabalho, na maioria das vezes, com alunos que saem direto do trabalho e comem aqui. Por isso, minha preocupação com um alimento bem nutritivo e caprichado”afirma.

(Na foto, cantina Ielusc. Crédito: Jeferson Luiz)

Um comentário:

Unknown disse...

A pauta é muito interessante pois diz respeito diretamente aos estudantes do Bom Jesus/Ielusc. Mas devo admitir que fiquei surpreso com o rumo que o texto seguiu. Imaginei que poderia ser discutido o cardápio da cantina. Mas o que vi foi uma apresentação do que dona Maria comercializa. Ficou um tom institucional demais, parecendo propaganda. Todos gostam da cantina? Pq não há contrapontos? Outra coisa que poderia ser explorada foi a conversa com a professora Schneider, que teria muitas coisas interessantes (e embasadas) a dizer sobre a cantina. No geral, pareceu-me um tanto simpática demais, quase boazinha, a matéria. Acho que o jornalismo contundente é mais eficaz nesses momentos. E mais uma coisa: cuidado com a gramática. Mas mesmo assim, uma boa média matéria.