terça-feira, 25 de março de 2008

Contação para ler

Por Patricia de Melo



Com o objetivo de despertar o desejo pela leitura e compartilhar o seu benefício cresce em Joinville o número de especializados em contação de histórias.

A exigência do público aumentou, observam os contadores. Não basta apenas narrar. É preciso suscitar no espectador o interesse pela obra que originou a apresentação. Para tanto existem por todo o país cursos, pós-graduações e oficinas de contação. Cléber Bara, mestre em educação e pós-graduado em contação, voltou há pouco tempo do Irã, um dos inúmeros países que visitou contando histórias. Em Joinville, o projeto Literatura com Sabor, existente desde o ano passado e patrocinado pelo Bom Jesus, busca resgatar o gosto pelos livros. Os textos para as apresentações são retirados da biblioteca da instituição e teatralizados. Além deste existem outros dois projetos em execução, o Poesia ao Pé da Lua, da companhia Teatral Dionisos, especializado em poemas. E a turma do curso de formação de contadores do Sesc,

Samuel Kugn, 26 anos, mestrando em teatro e um dos integrantes da dupla que compõe o Literatura com Sabor, diz ser preciso deixar a história com aspecto natural, por isso a necessidade de quatro ensaios por semana. O truque, segundo ele, é primeiramente estudar o autor para poder entender sua intenção, depois interromper a contação no ápice da história, frustrando o espectador, pois isto fará com que ele leia o livro.

O Literatura com Sabor está em busca de mais um integrante, porém a ausência de recursos financeiros tem dificultado a nova contratação. O requisito básico é a vontade. O desejo intenso de participar do projeto fará com que sejam bem-vindos candidatos sem experiência na área. Estão previstas para a dupla apresentações durante toda a semana da Feira do Livro que acontecerá de 4 a 13 de abril. Para este evento o projeto contará também com o apoio do Sesc e da livraria Midas.

Um comentário:

Unknown disse...

Uma boa média matéria. Talvez ficasse melhor se tivesse mais fontes. Ouvir uma ou duas pessoas, muitas vezes, acaba estreitando a visão do texto. A pauta é interessante e desperta a vontade de ler a matéria, mas me pareceu que faltou algo - talvez densidade. No geral, ficou bom.