terça-feira, 25 de março de 2008

Estacionamento pode levar cursos para o Saguaçu

Foto: Daniela Canto

Por Débora Kellner



A direção do Bom Jesus/Ielusc estuda alternativas para amenizar os transtornos provocados pela escassez de vagas no estacionamento da faculdade na unidade centro. O vigilante Neri Pereira, na instituição há 18 anos, afirma que existe um planejamento para alguns cursos serem transferidos para a Unidade Saguaçu. “Não tem como aumentarmos o estacionamento aqui. A demanda de carros sempre cresce, então as possibilidades são de alguns cursos irem para a outra unidade ou tornarmos o estacionamento pago. Logo uma dessas alternativas será colocada em prática”.

O estacionamento da instituição é dividido entre os alunos da faculdade e os luteranos da Igreja da Paz desde 2005. A Igreja cede uma parte da área para a faculdade. Apesar de os fiéis só poderem estacionar do lado esquerdo do pátio, nos dias de culto o estacionamento vira um caos e antes das 19h os alunos e professores já encontram a placa: “Estacionamento Lotado”. Isso pode ocorrer porque alguns luteranos estacionam nas vagas destinadas aos estudantes.

Norma Dumke freqüenta o culto toda semana e afirma que sempre há vagas disponíveis para os luteranos. “O vigilante sempre nos indica onde estacionar, tem algumas placas também, e sempre que eu estive aqui nunca precisei deixar meu carro fora do pátio”.

Como a quantidade de alunos que vêm para as aulas de carro é muito grande, o estacionamento fica lotado quase todos os dias e os estudantes, revoltados. A aluna Jacqueline Vasconcellos, do curso de Jornalismo, gostaria que a direção da Igreja fosse mais flexível. “ Nos dias que não há culto eles poderiam facilitar para os alunos. Às vezes o nosso lado do estacionamento está cheio e o deles, vazio, principalmente nos dias de chuva”.

Atualmente Joinville tem 232.100 veículos, um carro para cada 2,09 habitantes. Esse número é visto como resultado do crescimento de 5,4% no PIB em 2007 e das facilidades para a compra de automóveis.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o texto. Muito claro e simpático. A pauta é importantíssima para todos que estudam (ou rezam) no Ielusc. Muito polemizada essa questão, deveria ser debatida com mais vigor e participação de todos. A única reclamação que faria é quanto ao quinto e último parágrafo. Não vejo no que ele acrescenta, visto que os dados escolhidos não configuram a pauta. Poderiam ser usados os números do próprio Ielusc (quantos alunos têm carro, quantas vagas há no estacionamento, etc). Mas no geral, a matéria tá boa.