segunda-feira, 2 de junho de 2008

Um grande desafio

Por Zelir da Costa


No dia 28 de maio, quarta-feira, o shopping Müller e a praça Nereu Ramos foram palco de um evento que acontece todos anos na cidade de Joinville e em outros estados. Itajaí, Balneário Camboriu, Rio do Sul, Blumenau e Brusque também participaram com seus respectivos municípios e se organizaram nas suas cidades, este ano foram 22 inscritos para o Dia do Desafio. Participaram do evento em Joinville as instituições de ensino superior Univille e Bom Jesus Ielusc. Os acadêmicos de Educação Física das duas instituições orientavam e chamavam as pessoas para participarem da competição. Santa Catarina estava competindo com uma cidade do méxico chamada Nícolas Romero. O tema desde ano foi “ Driblando a Inatividade”.

Criado no Canadá em 1983, o Challeng Day - Dia do Desafio - vêm sendo realizado no Brasil desde 1995, sob coordenação geral do Sesc de São Paulo. Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que idosos, adultos, jovens, adolescentes e as crianças, interrompam suas rotinas para praticarem 15 minutos de qualquer atividade física. Nesse dia cidades com o mesmo porte estabelecem uma competição; na tentativa de envolver nas atividades propostas o maior número de pessoas em relação a totalidade de habitantes, em porcentagem. O município que mobilizar o maior número de participantes para a prática de esportes em relação ao número oficial de habitantes vencerá a disputa e, terá como maior prêmio a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Graças ao incentivo ao esporte.

Essa disputa é amigavél e o objetivo é incentivar a prática de atividade física regular. Quem sai ganhando é o povo, afirma Caroline Luiza Pereira, 29 anos, ajudante de coordenação do evento no Shopping Müller. As atividades propostas no evento são, alongamento, bicicleta, esteira, cama elástica e outras brincadeiras para as crianças, acrescenta Caroline.

Ana Maria Carrara Vicente, 38 anos, bancária, ficou emocionada e praticou um pouco de exercício. Deixou seu bebê com o esposo passeando no Shopping e fez 15 minutos de esteira. “ A gente sabe que deve fazer exercício porque faz bem a saúde mas, eu particularmente, tenho preguiça e tenho que cuidar do meu filho. Ele toma muito do meu tempo e sempre que ele dorme procuro descansar” afirma a bancária.

Para a acadêmica de Educação Física da Univille, Alessandra dos Santos, 27 anos, esse evento é de grande importância: “ A correria do dia a dia, a falta de tempo e o cansaço são três, das muitas razões que fazem com as pessoas se distancie das práticas esportivas. Mas, o importante disso tudo é que o dia do desafio, desafia as pessoas a terem pelo menos 15 minutos de atividade esportiva uma vez no ano. Muitos deles, levam á diante e praticam no cotidiano mas, a maioria não, é uma pena” afirma.

Segundo a coordenadora Caroline, todas as escolas municipais de Joinville participaram e que, a empresa de ônibus Transtusa de Joinville, disponibilizou alguns veículos para transportar as crianças até a praça Nereu Ramos para participarem do Dia do Desafio. Todas as cidades e seus respectivos municípios participantes recebem como prêmio um troféu de participação.

Nenhum comentário: