terça-feira, 3 de junho de 2008

AN ESCOLA: INCENTIVO A LEITURA?



Por Carolina Raquel da Veiga


Para alguns profissionais da rede municipal de ensino de Joinville a eficácia do AN Escola pode ser questionada, contudo, existem divergências entre as opiniões. Duas das três professoras entrevistadas disseram achar a idéia interessante e válida, entretanto ambas garantem, por experiência, que somente o jornal não motiva as crianças, nem as torna leitoras.

Ambas as professoras afirmaram que sem o trabalho e a intervenção do docente em sala de aula, as crianças não buscam o material na biblioteca escolar, quando há, e não compram o jornal para ler ou ver os trabalhos publicados no caderno. Para elas, a parceria entre o jornal e o professor deve ser contínua, com ênfase para o papel do professor. Ele deve ser o principal responsável em despertar o interesse dos alunos para a leitura. Pode e deve, fazer uso de mecanismos como o jornal para isso.

Apenas a terceira professora, de 3ª e 4ª série, e que também já participou do programa, tendo inclusive um texto de autoria própria publicado, discorda das demais. Para ela o projeto válido, útil e funcional. Diz ter tido alunos que desenvolveram o gosto pela leitura após terem seus trabalhos publicados. “Eles iam conferir os seus e acabavam lendo os trabalhos das outras crianças e até outros cadernos do jornal, enquanto o folheavam até chegar ao AN Escola.

Todas as profissionais questionadas sobre o caderno são docentes na Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira.

De acordo com a equipe responsável pela produção do suplemento, o objetivo da publicação é incentivar a leitura de educandos das redes públicas de ensino de Santa Catarina, principalmente aonde a única fonte de informação que chega é o jornal. De acordo com eles, a publicação dos trabalhos escolares desperta nos alunos o interesse para ler e participar do caderno.

O caderno conta com publicações de trabalhos escolares, textos curtos em letras grandes e diagramação solta, para tentar atrair a atenção do seu publico alvo.

O AN Escola é um projeto desenvolvido em parceira com a ANJ (Associação Nacional de Jornais) e faz parte do programa Jornal e Educação. A iniciativa consiste em desenvolver o gosto pela leitura em alunos brasileiros em todos os níveis de aprendizagem. Em Joinville o projeto existente há 10 anos.

O programa é composto por duas edições – uma municipal, da qual participam 15 municípios catarinenses, com temas pré-definidos pela equipe de produção. E uma edição estadual sem temas pré-definidos. Nela , uma seleção prévia dos trabalhos é feita pela Secretaria de Educação do Estado, depois eles são enviado ao jornal, quando uma nova seleção é feita para que a edição do caderno possa ser desenvolvida.

Nenhum comentário: