terça-feira, 24 de junho de 2008

Lançada a 70ª Festa das Flores

Por Carolina Raquel da Veiga


Aconteceu na última semana, dia 17, o lançamento oficial da 70ª Festa das Flores. Na cerimônia, autoridades, convidados e imprensa puderam conhecer as atrações da edição que acontecerá esse ano. Entre as novidades anunciadas pelo presidente da Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville), Vilmar Pedro de Souza foi destacada a primeira exposição de orquídeas de abrangência internacional, com a participação já confirmada de países como Tailândia, Alemanha, Holanda, Equador e Estados Unidos. E a realização de um ciclo de conferências sobre o cultivo de flores e plantas ornamentais, realizado em parceria com a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville). Foram confirmadas a presença de especialistas reconhecidos mundialmente para ministrar as palestras.

Segundo Vilmar, a edição deste ano vem sendo elaborada desde 2006 e durante esse tempo parcerias importantes puderam ser efetivadas. Como com o Ministério da Agricultura e o IBAMA cujas as participações constituem-se na criação de um “corredor” e de uma “entrada única”, facilitando a recepção, o transporte e a saída das plantas vindas do exterior. Contudo, ele disse que as atrações tradicionais da festa não foram esquecidas, como a Feira Casa, Jardim & Lazer, O mercado de plantas e a praça de alimentação que contará com um restaurante internacional. “Todas as atrações estão ganhando reforços, queremos que essa seja a melhor edição da festa das flores”, concluiu.

Na ocasião foi apresentado o material de divulgação da festa, sendo um informativo que contém uma retrospectiva das edições anteriores e as ações já definidas para esse ano. E um vídeo comemorativo no qual a história do evento é narrada de forma emocionante. Eles foram desenvolvidos pela jornalista especializada em turismo Nelci Seibel. Ela conta que apesar de não ser joinvilense, foi um prazer resgatar um pouco da tradição e da história do mais tradicional evento da cidade pela qual se apaixonou.

Também foi possível admirar belos exemplares das principais orquídeas que serão expostas e alguns modelos de carros antigos que o Veteran Car Club exporá na edição. Uma atração anunciada para a exposição de carros é a presença confirmada do Simca Chambord, ano 59, popularmente conhecido como “rabo-de-peixe” ou “Cadillac brasileiro”, automóvel original da série televisiva o “Vigilante Rodoviário” da década de 60.

O lançamento da 70ª Festa das Flores ocorreu na AJAO (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), uma das entidades organizadoras do evento junto a Promotur, cujos membros se dedicam há tantos anos para que a exposição ocorra. O seu presidente Sr. Wilson Quant diz que realizar a Festa das Flores esse ano, é para ele e para toda a agremiação motivo de orgulho. Afinal, são anos e anos se dedicando a criação, ao cultivo de orquídeas e a idealização da festa.

A 70ª edição da Festa das Flores acontecerá dos dias 12 a 16 de novembro, no Complexo da Expoville. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: