terça-feira, 10 de junho de 2008

Bom Jesus/Ielusc propõe articulação institucional

Quatro faculdades locais pretendem estabelecer vínculos

Por Débora Kellner

A iniciativa do Instituto Educacional Bom Jesus/Ielusc de efetivar uma articulação institucional com a Universidade da Região de Joinville - Univille, o Centro Universitário de Jaraguá do Sul - Unerj e o Centro Universitário Franciscano - UNIFae (Curitiba) está em andamento e pretende assegurar a sobrevivência das instituições. Desde abril gestores e equipes pedagógicas das faculdades participam de reuniões para estabelecer os vínculos e dar andamento ao processo. O coordenador do curso de jornalismo do Bom Jesus/Ielusc, Samuel Lima, afirma que o projeto é inicial mas se fechado acordo deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2009.

A venda do Instituto Superior de Joinville (Iesville), a Faculdade de Tecnologia São Carlos (FATESC) e da Faculdade de Tecnologia de Jaraguá do Sul (FATEJ) para a Anhanguera impulsionou essa aproximação. A Anhanguera Institucional possui mais de trinta unidades no país. Jaraguá do Sul e Joinville são as primeiras do estado. A entidade pagará R$ 30 milhões pelo negócio.

As instituições locais tentam se articular para evitar que as faculdades não sejam vendidas. Pretendem favorecer a obtenção de ganhos e lucros, redução de despesas compartilhando compras: livros, computadores, papel. As idéias iniciais de compartilhar professores e um vestibular igual foram descartadas.

O reitor da Univille e atual presidente da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, afirma em entrevista ao A Notícia que os alunos serão beneficiados com essa articulação. “Podemos criar mobilidade de estudantes, tornando semelhantes ementas de cursos iguais em instituições diferentes. Vamos compartilhar também infra-estrutura. Instituições muito próximas, como a Unerj e a Univille, podem usar uma o laboratório da outra”.

No dia 1 de julho acontecerá uma reunião em Curitiba em que serão definidos mais detalhes sobre a aproximação e se outras faculdades poderão ser incluidas no projeto.

Estima-se que com a vinda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) as faculdades locais poderão estabelecer novas parcerias e novos projetos.

Nenhum comentário: